
Quando você ouve algum som, esse som que você ouviu viajou de alguma fonte através do ar até o seu ouvido. Porque quando uma pessoa fala, as cordas vocais da pessoa que está falando provoca uma vibração do ar, essa vibração vai viajando através do ar até chegar ao seu ouvido, então o seu ouvido capta essa vibração, manda para o seu cérebro que a interpreta.
Porém, quando você fala, além de ouvir a sua própria voz, ouvi também a vibração que o seu próprio corpo produz quando fala. Como o tímpano é uma membrana que capta vibrações, ele acaba captando tanto as vibrações do ar quanto as vibrações que você mesmo produz com suas cordas vocais, é só fazer o teste.
Coloque dois dedos na sua garganta, agora pronuncie a letra S, não diga ési, só o som mesmo (SSSS...). Não vibrou não é?. Agora pronuncie a letra Z, como antes não diga zê, faça um ZZZZ como um som de abelha. Agora você sentiu uma vibração não é mesmo? Pois é, além da fonte externa de som, o seu tímpano também percebe essa vibração que você mesmo produz.
Quando você fala, você escuta essas duas vibrações, o que gera uma voz. Porém, quando você grava sua própria voz, o microfone capta somente a vibração que você produz no ar, e não a que você produz em você mesmo. O que gera outra voz que é a que você realmente tem.
Por isso que você ouve sua voz gravada diferente. Essa voz gravada é a que as pessoas escutam quando ouvem você falando.
Interessante, não?







0 comentários:
Postar um comentário