Popular Posts

visualizações

Tecnologia do Blogger.

Recent Comments

Seguidores

Onda de frio chega ao Sul do Brasil e pode trazer 'geada negra'

Imagem de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, onde a temperatura mínima ficou próxima dos 5°C negativos. Na madrugada desta quarta-feira, houve recorde de frio no sul do país. O município de General Carneiro, no sul do Paraná, a menor temperatura do país, com 5,9ºC abaixo de zero

A chegada de uma intensa onda de ar polar, com neve e chuva no Sul a partir de domingo, fará os termômetros despencarem em todo o país. Na capital paulista, por exemplo, a previsão é de que sejam registradas as temperaturas mais baixas do ano.

Em Santa Catarina, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) alerta ainda para a possibilidade de "geada negra" no estado. Esse fenômeno raro resulta da combinação de ar extremamente frio e seco com ventos de intensidade moderada a forte. Isso pode acarretar o congelamento interno das plantas.

Quando há umidade, a água forma cristais de gelo. Quando o ar está seco, porém, as plantas não ficam esbranquiçadas, elas queimam e morrem", explica o engenheiro agrícola Jurandir Zullo Junior, da Unicamp. "Como as plantações ficam escurecidas, surgiu o nome de geada negra."

Um episódio ocorreu no Paraná, em 1975, e  teve consequências econômicas e sociais devastadoras, dizimando as plantações de café e provocando um intenso êxodo rural.

Acervo Digital: Uma tragédia Nacional: a geada negra de 1975

Segundo o Ciram, há risco de geada negra a partir de terça-feira nas áreas altas das regiões oeste, meio-oeste, Planalto Sul e Planalto Norte catarinenses. Em municípios como Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, a temperatura deve chegar a 8ºC negativos.

A despeito da ameaça, Secretaria de Agricultura e da Pesca do estado estima que não devem ocorrer perdas significativas nas lavouras do estado. De acordo com a secretaria, as culturas de inverno, entre elas cevada, trigo e aveia, são mais resistentes ao frio e a fruticultura está em fase de dormência.

“Em termos gerais esta é a época do ano em que o frio intenso causa menos prejuízos à agricultura. Se essa onda de frio ocorresse em setembro, as perdas poderiam ser muito grandes”, disse o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues.

No Rio Grande do Sul, é esperada a incidência de neve e chuva congelada a partir de hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve chegar a 6ºC negativos no Estado na próxima semana. No Paraná, a temperatura deve variar entre 13°C e 3ºC negativos na próxima terça-feira.

Rio - O início da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na segunda, coincide com a queda das temperaturas e chegada de chuva à capital fluminense. Segundo o Inmet, deve chover o dia todo na terça-feira e no início da quarta. As temperaturas devem ficar entre 12°C e 21ºC.

< >
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Get Update Article on FacebookX

Find Us on Facebook

Get Update Article on Google+X

Follow Us on Google+